Reformulamos a imagem completa desta distribuidora e loja de suplementos naturais da Argentina
O CONCEITO
O desenho original da marca Terapeutika tinha o intuito de relacionar a marca com as sementes ao apresentar uma série de formas em disposição radial para se referir a estas. Porém, a forma resultante parecia mais relacionada a destelhos de luz que a sementes, desvinculando a marca do seu produto. Com a mudança tentamos tornar mais evidente a relação.
O novo isotipo faz clara referência ao processo de germinação natural das sementes, ao desenvolvimento e crescimento. Estas características representam bem a Terapeutika, que começou sendo uma distribuidora de sementes e ervas para dar assistência a dietéticas com uma maior variedade de produtos, a importar e distribuir em todo o país. Finalmente, passaram a produzir também uma linha própria de produtos (Natural Seed) e a vendê-los online. Assim como uma semente cresce e se multiplica, Terapeutika tem um presente e um futuro promissor, apostando sempre na excelência e qualidade de seus produtos e atendimento.
Na hora de escolher a cor que utilizaríamos para este projeto, claramente tínhamos em mente que precisávamos transmitir a ideia de algo natural. Também, a empresa tem uma forte consciência ecológica em todos os seus processos de fabricação e armazenagem, trocando recentemente todos os seus pacotes plásticos por um material ecológico biodegradável. Por todos estes motivos escolha mais frequente é a cor verde, porém, por conta de sua composição química em materiais impressos, ironicamente, ela é a cor de tinta que mais polui o meio ambiente. A decisão para resolver este impasse foi optar por um verde mais cinzento, mais lavado, que mantém a essência da cor verde e seu significado, com uma carga química menor nos impressos. Temos também um verde escuro como respaldo para criar contraste, apesar de ele não ser uma das cores principais. Para o isotipo utilizamos #97CDAB (terceiro de esquerda à direita) e para a marca #8A9E93 (quarto de esquerda à direita).
O desafio de imitar a natureza. Isso é basicamente o que este projeto envolveu, isso porque a ideia de reproduzir o processo de germinação não é fácil do ponto de vista do design. A natureza segue padrões geométricos muito precisos e perfeitos para o seu desenvolvimento e copiá-los em duas dimensões exige seguir alguns desses padrões.
Decidimos pensar nestes padrões mais como limitações do que como linhas de arte. Ou seja, não criaríamos o isotipo a partir de linhas que seguissem este padrão, na verdade, usamos estes padrões para criar uma grade e linhas limitantes para o crescimento do isotipo. Partimos do retângulo áureo (a altura de um quadrado e a largura de um quadrado e meio) para limitar a altura e largura do nosso isotipo. A partir daí marcamos o centro e começamos a criar nossa grade que limita cada parte do símbolo. O resultado foi um isotipo equilibrado, que ainda conserva um aparente caos natural no seu visual.
O nosso objetivo era dar um ar de soficticação e elegância, por isso escolhemos uma fonte com serifas, a fonte Caudex. Esta fonte foi desenvolvida para representar caracteres Gregos antigos, por isso suas formas são tão particulares e elegantes. Amamos esta escolha, porém a letra K nos parecia um pouco destoante do resto. Então encontramos uma fonte muito semelhante, a Californian FB, sua letra K tinha um acabado mais amigável e a adaptamos para que suas serifas fossem iguais as da fonte Caudex. Para o Tagline escolhemos uma fonte sem serifas, moderna e elegante: KievitPro. E pronto, temos a nossa marca.
Para criar o grid tomamos como medida fundamental o comprimento da palavra Terapeutika. Para o modo horizontal, o comprimento é divido em 3 partes iguais. Repetindo o espaceado de uma destas partes teremos o espaço para o isotipo e o kerning da maioria das letras. No formato vertical dividimos a marca em 5 partes, o isotipo abrange as 3 partes centrais. A altura da Tagline estabelece a distância entre o isotipo, a marca e a margem de segurança do isologotipo.
Modelamos algumas publicidades para experimentar como a nova marca se comporta.





Gostaríamos de ouvir a sua opinião ou receber a sua consulta. Utilize o nosso formulário de contato ou preencha um briefing para iniciar uma consultoria profissional da nossa parte.