O que é design “anticorrosivo”?

maio 9, 2021, 0 Comments

O que é design “anticorrosivo”?

Brainstorm, Briefing, Branding, Naming, Layout… etc, etc, etc. Nos últimos anos essas palavras tem se tornado de uso comum tanto em agencias de publicidade como em muitos outros meios. Essas expressões inglesas se tornaram populares por causa de dois motivos: 1° Descrevem muito bem aquilo que designam e 2° Carecemos de uma expressão em português que descreva tão bem aquilo. Na Agencia Confidesign acunhamos o conceito de “Design anticorrosivo”, más o que é isso?

O Que é mesmo?

Com a expressão “Design anticorrosivo” nós, na Confidesign, nos referimos a um estilo de arte resistente ao tempo. Todos os dias vemos empresas que mudam seus logotipos para adequar-se as novas tendências ou acertar erros de design que vem se alastrando a muito tempo. Mesmo assim nem todas as empresas mudam, algumas mantem o seu estilo e identidade empresarial praticamente inalterada há décadas. O que determina se uma mudança será ou não necessaria? Em grande parte a vigência de um logotipo é determinada pela forma como este tem sido projetado e planejado, em outras palavras, se ele foi criado como um logotipo corrosivo ou anticorrosivo.

O que seria um logotipo corrosivo? Um logotipo corrosivo é um que foi desenvolvido de acordo com as tendencias atuais, tendências que mudam constantemente, o que obrigará à empresa que se identifica com este a mudar de logotipo no futuro. Exemplos de logotipos corrosivos são: Burger King (1999), Fiat (2006), 7up (2007), ou mais recentemente as atualizações de logo de Zara (2019), Banco Frances (2019) ou Saint Laurent (2013).

Porque consideramos estes desenhos como “corrosivos”, simplesmente porque são design que se somam a estilos temporários, e por isso em alguns casos já mudaram e em outros, sem dúvida irão mudar no futuro. Um claro exemplo disso é o logotipo do Banco Frances, que deslocou a letra A para cima para dar a entender um movimento ascendente, porem, criou um desequilibro visual que produz um efeito desagradável para que vê. Além disso, tanto o BBVA como o Yves Saint Laurent tem aderido a tendência atual de tipografias sem serifas e de acabamento liso, tal vez para transmitir simplicidade e modernidade, porem, perdendo identidade. As distorções tipográficas e efeitos de sombras e luzes em 7up e Burguer King (efeitos tambem presentes em Fiat) são parte de uma tendência de finais dos anos 90 que já caiu em desuso e que da uma aspecto anacrônico a estes logotipos, o que os fada à mudança. O logotipo de Zara tentou não aderir a tendência atual de logotipos sem serifas, porem alterou o kerning de tal maneira que cria um claro desconforto na leitura, isso também obriga á empresa a fazer uma revisão e futura mudança.

Um design anticorrosivo é aquele que dura ao longo do tempo, por estar tão bem feito que não precisa de alterações. Isso significa que logotipos anticorrosivos não precisam ser revisados? Não, toda empresa deve fazer auditorias do seu logotipo e da sua identidade visual regularmente, para verificar o alcance da sua marca e o seu efeito sobre o seu público alvo. Estas análises podem dar como resultado que existe a necessidade de alguma pequena alteração, quase imperceptível, que pode melhorar o desempenho do logotipo, mas que não será uma grande mudança. Exemplo disso são: Apple, Coca-cola, Lufthansa ou Mercedes Benz.

Porque é importante para uma empresa ter um logotipo anticorrosivo?

Por vários motivos. Mudar um logotipo geralmente não é uma boa estratégia. Em primeiro lugar porque o logotipo representa a empresa, ele carrega tudo o significado de anos de veiculação de produtos e serviços, e sendo assim, vira uma representação visual de tudo o que a empresa é e será. Por isso, um logotipo não deveria mudar para simplesmente se adaptar as novas tendências, já que estas costumam durar pouco e o logotipo é permanente. Alem disso, fixar um logotipo na mente do público é caro, já que envolve muito investimento em publicidade e veiculação, por isso, esse é um gasto que poderia ser evitado se o logotipo tem um bom rendimento independentemente da sua antiguidade.

Significa isso que as empresas não deveriam investir em mudança de identidade visual e sim em veiculação? Não, se uma auditoria de marca junto a um analise de rendimento feita por um ou uma equipe de profissionais determinar que a marca precisa mudar, é importante faze-lo, e nessa hora, deve se preciar por um design anticorrosivo, em outras palavras, um design que possa identificar efetivamente a marca durante toda a duração desta e que se precisar de ajustes, estes sejam minimos e imperceptiveis. Isto poupará dinherio para a empresa a longo prazo e permitirá que sua identidade e personalidade sejam cada vez mais fortes.

Marcas devem ser cativantes, memoráveis, efetivas e resistentes. Quando uma marca atinge estes requisitos o seu design é simplesmente anticorrosivo.

E a sua marca é anticorrosiva? Gostaria de saber? Pessa uma auditoria e a nossa equipe elaborará um estudo completo do estado da sua marca e das melhorias pode, ou não, precisar.

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