maio 8, 2021, 0 Comments

Falhas de UX e UI em sites renomados

Estudo de casos

Os princípios e fundamentos do UX e UI tem a ver com a interação do usuário e a plataforma. Esta deve ser intuitiva e prazerosa. Sites que tem muitas visitas, investem muito dinheiro para que suas plataformas consigam ser de fácil usabilidade e proporcionem experiências de uso agradáveis. É muito importante para estes sites fornecer aos seus usuários uma plena sensação de controle nas suas plataformas, e por isso estas costumam ser muito intuitivas, responsivas e muito bem diagramadas. Mesmo assim, sempre pode se melhorar.

A continuação passarei a expor alguns problemas que eu percebi na usabilidade de alguns dos principais sites de internet brasileiros. Os sites escolhidos foram: Globo.com; uol.com.br; istoé.com.br e terra.com.br.

 

globo.com

Globo.com


O portal do grupo globo é um bom exemplo de diagramação. Nele é fácil localizar as informações que se procuram, além de que tem alguns recursos de programação muito inteligentes, como selecionar e apresentar as informações em ordem hierárquica segundo o nosso interesse, e que o menu nos acompanhe na medida que descemos, algo que facilita muito a navegação caso tenhamos descido muito no conteúdo da página principal. Porém, um problema evidente está no rodapé do site. Tal vez com o objetivo de exibir o conteúdo do globo play e das demais plataformas como abundante e variado, se tomou a decisão de que, na sua versão desktop, o site apresentasse cada um destes conteúdos numa extensa lista, que não só estende muito o site horizontalmente, mas também torna difícil achar alguma coisa. Uma classificação por interesses poderia ter sido uma escolha melhor, além de optar por uma largura padrão de cada coluna, o que daria uma sensação de ordem e controle para o usuário.

 

Uol.com.br


Uol é uma gigante da internet. Não somente oferece os mais variados serviços online, também tem um dos portais de notícias mais acessados do país. É claro que a equipe de desenvolvimento tem tomado cuidados em matéria de usabilidade, porém, o que no site da Globo apontei como um ponto forte, aqui é uma fraqueza. Por causa da quantidade de artigos que nutre em tempo real esta plataforma, é fácil começar a descer na sua página principal e em pouco tempo ter sido soterrado por uma avalanche de informações e publicidades. Podemos nos perder enquanto descemos. Porém, se em algum momento desejamos navegar em um outro assunto ou nos dirigir a um outro serviço, vamos perceber que o menu ficou longe demais, precisando então voltar a subir até o topo da página a fim de termos o controle do site novamente. Como usuário isto é frustrante. Além disso, não temos um botão que nos leve direto ao topo, como muitos outros sites tem.

uol.com.br

Istoé


Portais de notícias precisam se tornar rentáveis, e assim como no caso dos jornais impressos, dependem de anunciantes, isso é natural. Porém, quando a diagramação do site da preferência excessiva a publicidade, o usuário passa a ter uma sensação claustrofóbica ao se encontrar completamente cercado por muitos anúncios, que em muitos casos apresentam infinidade de produtos nas mais variadas combinações de cores, todo este caos visual se experimenta, lamentavelmente, tanto na versão de desktop como na de celulares, do portal Istoé. As vezes acontece de uma publicidade estar sendo reproduzida por cima de outra publicidade, como se vê no exemplo de captura de tela do celular.

Terra.com.br

No portal terra achei também exemplos de sufoco publicitário semelhantes ao de istoé, mas há um detalhe interessante com relação ao menu deles. Na medida que descemos, ao navegar no site, o menu principal desaparece, porém, se só subimos um pouco ele volta a aparecer onde nós estamos. Isso parece responder a uma conclusão óbvia: si estamos rolando o site para cima, provavelmente precisamos do menu. Porém existe um problema, tal vez temporário, na usabilidade quando abrimos o menu suspenso. Nesse instante abrem dois slides, um a direita e outro a esquerda, tão bem alinhados que o conteúdo da página ficaria perfeitamente encaixado entre estes, mas isto não acontece, o conteúdo da página simplesmente some, deixando um incomodo espaço em branco no centro, que nos dá a sensação de ter feito alguma coisa errada e ter estragado o site.

É claro que os sites mencionados acima têm uma excelente usabilidade, e que por trás do seu desenho, tanto no back-end como no front-end, existem equipes extremamente bem-preparadas para oferecer o melhor serviço de UX e UI do brasil. Porém, experiência de usuário tem a ver com isso, com o que vivencia quem visita a página, e, embora esta vivência pode ser considerada subjetiva, é importante considerarmos a opinião, quer leiga, quer profissional, de aqueles que visitam as plataformas que desenvolvemos, a fim de aprimorarmos a cada dia nossas capacidades de criar entornos amigáveis, consistentes, compatíveis, e controlados, que nos forneçam feedbacks positivos e nos permitam prevenir maus usos ou más experiências.

E você, quer melhorar a usabilidade do seu site? Fale conosco! Preencha um briefing e entraremos em contato com você para lhe oferecer o melhor serviço de UX/UI.

Preencha um Briefing

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *