janeiro 4, 2022, 0 Comments

Naming – A importância da escolha do nome certo

Quando criamos, quer sejam nomes ou qualquer outro elemento identificador, precisamos olhar para o nosso cliente, aquele que será identificado por este. Simplesmente porque este nome, símbolo ou logotipo será o principal identificador da empresa, e se o nosso cliente não se sentir representado por ele as chances de que rejeite o nosso serviço são muito grandes, além de que a vida útil desse ativo terá os dias contados. Como seguimos esse princípio no caso da Eixos? 

Os 3 passos em detalhe:

1° Escutamos nosso cliente: Sempre antes de qualquer serviço temos uma conversa com o nosso cliente. Nesta, perguntamos sobre os valores da empresa, os motivos por trás da sua criação e a maneira como os donos a enxergam. 

Uma destas perguntas foi: “Se a sua empresa fosse um carro, que carro seria?” Andressa, uma das titulares da empresa (que então tinha o nome de BMV Cred) diz que “seria um caminhão grande, um de três eixos.” Quando perguntamos o porquê ela explicou que a empresa dela seria poderosa, capaz de suportar e puxar muito peso, capaz de ajudar muitas pessoas.” Naquela hora não tínhamos percebido ainda, mas o nome estava lá. Na nossa conversa vimos que elas queriam ser mais chamativas e nem o nome nem o logotipo daquela época permitiam isso. 

2° Entendendo o mercado: Cada mercado é diferente, e cada um tem seus próprios códigos, tanto visuais como textuais. Às vezes é necessário se adaptar a esta padrões, já que costumam existir por algum motivo, outras é preciso quebrar eles para se sobressair. No caso da Eixos o seu nome anterior (BMV) era muito parecido ao de muitas outras financeiras. Sendo que as empresas de empréstimo lidam com a confiança das pessoas e contam com isso, ter um nome e uma identidade visual facilmente reconhecíveis é de máxima importância. O surgimento de empresas no segmento financeiro com nomes e imagens fora do padrão clássico, mais modernas e de significado sem muita associação com o setor (nu, next, c6, etc) abriu o leque para a boa receptividade do público à nomes diferentes, capazes de ser associados a empresa por meio de um slogan bem planejado.

3° Pensamos no futuro: Reparamos na direção do mercado e na possível expansão da empresa, assim procuramos um nome que não limitasse a empresa a só exercer uma função ou oferecer um produto.

Assim, depois de pesquisa e de descartar em média mais de 15 nomes, vimos que Eixos seria a melhor solução. Os eixos são essenciais para avançar, suportar e distribuir o peso de uma carga, os eixos também são usados em ditados populares ao recomendar alguém a arrumar a vida ou as contas é comum escutar: “é hora de pôr sua vida sobre os eixos “, assim o nome era ideal. Curto, de fácil associação, presente na cultura popular com esse significado e o melhor, disponível para registro, Eixos foi a melhor solução para esta empresa. 

 

E você? Como está o rendimento do nome da sua empresa? Quer melhorar? Fale conosco!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *